Seja você um influenciador digital, entusiasta da fotografia ou alguém que adora compartilhar e acompanhar momentos do dia a dia, ter sua conta do Instagram hackeada pode ser uma experiência angustiante. No entanto, é crucial lembrar que existem medidas que você pode tomar para recuperar o controle da sua conta e proteger suas informações pessoais.
Neste guia passo a passo, exploraremos o processo de recuperação de uma conta do Instagram hackeada, utilizando os recursos disponibilizados pela plataforma, sites para resolução de conflitos online e gratuitos, e por fim, as medidas judiciais cabíveis nesta situação.
Se você notou atividades suspeitas em sua conta, como postagens ou mensagens não autorizadas, é provável que alguém esteja acessando sua conta.
Enquanto você ainda mantém controle:
Se não houve tempo para alterar a senha e o invasor impediu seu acesso, registre um Boletim de Ocorrência imediatamente para proteger-se contra possíveis golpes.
Quando o invasor altera a senha, mas mantém suas informações de login, selecione “Esqueceu a senha?”, “Obter ajuda para entrar”, ou acesse o link: instagram.com/password/reset.
Insira o e-mail ou número de telefone cadastrado, confirme o código enviado pelo Instagram e recupere o acesso à conta.
Se houver uma alteração de e-mail, o Instagram notifica a mudança com a opção “Proteger minha conta”, através do endereço de e-mail security@mail.instagram.com.
Selecione essa opção, troque a senha e desconecte a conta de todos os dispositivos.
Se todas as informações de login foram alteradas, acesse https://www.instagram.com/hacked, selecione as opções apropriadas e siga as instruções a seguir.
Após a conclusão, o Instagram informa que levará até quatro dias para avaliar a solicitação. Recomenda-se realizar múltiplas tentativas antes do prazo se esgotar, registrando prints de cada tentativa.
Se você encontrar problemas durante o processo – sem retorno da plataforma ou erro na realização do vídeo selfie – tire prints, a fim de registrar o erro, e entre em contato com o suporte do Instagram: support@instagram.com.
Assim como em todas as etapas anteriores, registre todo e qualquer contato com a plataforma.
Além disso, lembre-se de explicar minimamente a situação ao enviar o e-mail, expondo, ao menos, que sua conta foi hackeada, seguiu todos os passos indicados pela plataforma, porém ainda não teve acesso a conta; ou que não está conseguindo gravar o vídeo selfie para recuperação de conta, etc.
O Instagram recebe milhares de e-mails diariamente, e uma mensagem com “???” ou “!!!” possivelmente será ignorada dentre tantas outras.
Não sendo possível a recuperação de contas através das medidas apresentadas acima, é possível cadastrar reclamações conta o Instagram no Reclame Aqui ou no Consumidor.gov.br. As duas são plataformas gratuitas que têm como objetivo a resolução de problemas, intermediando o consumidor e o fornecedor de produto ou serviço. Outra forma, ainda, é registrar uma reclamação junto ao Procon mais próximo de você.
Ante a tentativa e frustração de todas as soluções apresentadas pelo Instagram – aplicativo e suporte –, Reclame Aqui, Consumidor.gov.br, Procon, etc., é possível que sejam adotadas medidas judiciais.
Neste caso, o ideal é que você procure um Advogado Especialista em Direito Digital, a fim de que ele entenda as particularidades do seu caso e elabore a melhor estratégia possível para auxiliar você a retomar o controle da sua conta do Instagram.
A via judicial foi colocada como última medida não por coincidência, mas pela forma como devemos pensar no judiciário como solução de problemas.
Pelo conteúdo exposto até aqui, é possível perceber que existem diversas soluções à disposição do usuário, e elas são disponibilizadas justamente para facilitar a solução de problemas sem a necessidade de se ingressar com um processo, que muitas vezes é custoso e demorado.
Para que uma ação judicial contra o Instagram seja bem-sucedida, é preciso cumprir alguns requisitos mínimos.
Os principais são:
Comprovar a titularidade da conta, isto é, comprovar que a conta objeto da demanda é sua.
Demonstrar que a conta foi invadida – ou simplesmente que você não mais consegue acessá-la.
Provar que houve tentativa de resolução extrajudicial: Isso significa que você deve demonstrar ao Juiz que houve a tentativa de solucionar a questão de todas as formas possíveis antes de ajuizar a ação (acredite, isto interfere muito na forma como o julgador tratará a questão), e que a solução não foi possível devido a inércia do Instagram. E neste ponto, todos os prints e provas são bem-vindos.
Sendo caso de extrema urgência, como nas hipóteses de utilização da conta para aplicação de golpes ou impossibilidade de acesso em contas utilizadas para fins profissionais, além dos itens já elencados, será necessário demonstrar, da forma mais específica possível, o dano que ocorrerá ou poderá ocorrer caso o bloqueio da conta e a restituição do seu acesso não ocorra o mais rápido possível.
De todo modo, é imprescindível que você escolha um profissional acostumado com este tipo de demandas, como um Advogado Especialista em Direito Digital.
Recuperar uma conta hackeada no Instagram pode ser uma experiência estressante, mas seguindo esses passos, você pode aumentar suas chances de sucesso.
Lembre-se de manter suas informações de login seguras, habilitar a autenticação de dois fatores e permanecer vigilante contra ameaças cibernéticas – e caso venha a surgir qualquer problema, sempre tire prints e guarde provas de tudo.
Ao fazer isso, você estará fortalecendo a segurança da sua conta e desfrutando novamente das experiências positivas que o Instagram tem a oferecer.